6-26_edited.jpg

Circuito Vale Europeu

GOBiking cicloviagem!

14 a 20 de novembro

Total de pedal: 310km

​Nível (1-5) - Moderado - Forte 4

GOBiking! Cicloviagem “Circuito Vale Europeu” de 14 a 20 de novembro de 2021.

 

Em Santa Catarina, o resgate das colonizações alemã, italiana, açoriana, portuguesa, ucraniana e polonesa, refletem no simpático povo catarinense.

Essa rica e bela região no CORAÇÃO de Santa Catarina guarda para nós essa cultural e entusiasmante travessia de bicicleta, o Circuito Vale Europeu.

A cultura nas casas “ENXAIMEL”, a culinária de cada pernoite, a vida rural e a natureza na sua forma mais encantadora são pontos altos desta cicloviagem GOBiking que está preparada para você “sentir” o verdadeiro espírito do CICLOTURISMO de travessia.

PROTOCOLO GOBiking COVID-19

Estamos retomando as viagens com muita atenção à detalhes de higiene e segurança.

Aliados com nossos parceiros na preparação dos pernoites com espaço maior entre as camas e higienização dos banheiros.

Cada participante receberá um Lysoform spray para o acompanhar no banheiro.

Atenção com o staff que nos acompanha na van e guias serão cobrados das posturas.

Utilização de máscara exigida nas áreas comuns dos pernoites exceto quando comer ou beber.

Durante o pedal não será obrigatório o uso de máscaras, vamos tê-las conosco e utilizar sempre que necessitar.

Temos o oferecimento de álcool gel, lisoform spray por participante e máscaras descartáveis para reposição. 
 

O CIRCUITO VALE EUROPEU

A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e natureza preservada, com áreas de Mata Atlântica preservadas. Na parte alta imponentes araucárias nos acompanham no Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições das pessoas. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como na arquitetura, na gastronomia, na música e nos esportes.

Durante os dias de pedal, vamos observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranquilo dos amigáveis catarinenses do campo.

A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso nos recebem com muita naturalidade e receptividade.

 

CARACTERÍSTICAS DA CICLOVIAGEM

Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a sair das estradas de asfalto, priorizando as estradas de terra. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.

O circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região mais isolada, onde a natureza está presente.

 

CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO

Você vai precisar de um pouco de fôlego em alguns trechos dos dias, alguma subida pontual traz a companhia do guia fechador e o grupo aguarda ao final de cada desafio. Nas colinas da região a altimetria é sobe e desce constantemente, tem subidas de até 300 m de altitude, quase sempre em estradinhas asfaltadas com bem pouco transito.

“São frequentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que fiquemos próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.”

(Fonte: Site do Circuito Vale Europeu).

 

CARACTERÍSTICAS DE PEDAL E RITMO

As diferenças de níveis são respeitadas e com um processo de condução equilibramos o grupo, à cada reinício de pedal quem pedala mais segue na frente conhecendo seu ritmo com nosso guia e do meio para trás com o guia que fecha e o carro de apoio trazendo segurança.

Somos um grupo, saímos e chegamos juntos! Com o passar dos dias a tendência é a equalização dos níveis, agregando e tornando a chegada do grupo ainda mais emocionante, leia o roteiro abaixo.

A qualquer momento você pode entrar no carro de apoio para chegar ao grupo ou no albergue daquela noite.

A GOBiking utiliza SGS-Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura, certificação ABETA – Associação Brasileira de Turismo de Aventura, pela qual prevemos situações e criamos ao longo de nossa experiência, procedimentos e precauções que minimizam os riscos e nos tornam preparados para todo tipo de situação.

O nível para esta cicloviagem é considerado um percurso moderado – forte com nível 4 em nossa classificação dentro do universo das cicloviagens.

Para maior conceituação de níveis por favor entre em contato.

 

CARACTERÍSTICAS DOS PERNOITES

Os pernoites no Vale Europeu iniciaram o projeto em 2007, adaptando suas casas e para receber os peregrinos e ciclistas, hoje são conhecidos hoteleiros do circuito, acompanhamos esse crescimento e sempre nos atendem muito bem. Somos atendidos pelos proprietários a interação é muito boa.

Dividimos entre quartos de casal, duplas de amigos(as) ou quartos single.

Os jantares são o ponto alto de nossa ciclo viagem, o contraste cultural é visível e geralmente, nós de fora do sul do país, percebemos tudo muito diferente dos nossos hábitos.

Os cafés da manhã também prometem surpresas inesquecíveis.

 

PRÉ-REQUISITOS

Nossa avaliação de condição física e técnica para este evento é classificada tendo-se como referência um indivíduo que não seja atleta nem sedentário, que possua autonomia em conduzir a bicicleta e que já tenha pedalado mais de 60km com pouca dificuldade.

 

EQUIPAMENTOS

Uso obrigatório de óculos e capacete, bicicleta Mountain-Bike regulada e revisada.

É obrigatório pneus de cravo para esta trip.

Recomendamos o uso de luvas e roupas de ciclismo.

 

NÚMERO DE VAGAS

20 vagas.

 

CIDADES BASE

Timbó e Blumenau.

 

BRIEFING

Será divulgado aos inscritos o briefing com maiores detalhes de logística específico com todos equipamentos e roupas aconselhadas a levar será enviado aos inscritos. Cada participante tem o espaço de uma mala que nos acompanha no apoio o tempo todo. São 3 pernoites sem atividades externas, além do jantar e um delicioso bate-papo antes de dormir.

 

CHEGADA E PARTIDA

Valores de transporte não estão inclusos no pacote terrestre.

As chegadas individuais em Timbó podem ser feitas das seguintes formas:

AÉREO - Aeroporto de navegantes fica há 80km de Timbó. Traslado para Timbó não incluso. Consulte-nos para agendamento ou possibilidade de rateio com mais participantes.

Estimativa de valor de táxi de Navegantes à Timbó R$280,00. 

 

VEÍCULO PRÓPRIO - Chegada individual com seu carro, destino Timbó.

Estimativa de distância 606km em 10h30 de viagem.

 

ÔNIBUS - São Paulo a Blumenau e traslado em taxi ou van para Timbó distante 30km.

Estimativa de valor de táxi de Blumenau à Timbó R$120,00. 

Você pode solicitar pernoites extras antes ou depois do pedal, consulte-nos.

 

TRANSPORTE DAS BICICLETAS

É possível transportar no voo, há um trabalho imenso, mas é uma primeira opção. Uma segunda opção é levarmos as bicicletas em nosso carro de apoio, precisamos de mais de 8 inscritos para levar as bicicletas em nosso carro de apoio de São Paulo à Timbó e voltar.

Solicitamos termo de isenção de riscos no transporte das bicicletas.

 

ROTEIRO

Dia 1 - Chegada em Timbó. Chegada individual no primeiro hotel de pernoite incluso do grupo. Ajuste das bikes posicionamento, Bike-Fit e nosso primeiro brinde no hotel.

Jantar do primeiro dia não incluso devido à variedade de opções.

 

Dia 2 - 31 out | Timbó - Pomerode |Cerca de 45km - Altimetria 510m.

O primeiro dia de pedal se inicia por trecho plano onde temos a real visão do que serão os nossos próximos dias. Em certa quilometragem temos uma primeira subida acompanhando o Rio Ada, onde ao topo o visual compensa. Em descida por mata atlântica nos aproximamos de Pomerode e encontramos as primeiras casas no centenário e peculiar estilo “enxaimel”, estilo onde o encaixe da madeira é um detalhe trazido dos imigrantes.

Pernoite em Pomerode e jantar especial de comida típica incluso.

 

Dia 3 - 01 nov | Pomerode - Rodeio |Cerca de 67km - Altimetria 690m.

Nossa etapa do segundo dia se inicia pelos bairros de Wunderwald e Mulde, o percurso acompanha a região povoada da periferia de Pomerode e segue por encantador trecho de mata. Duas subidas não tão inclinadas como as de ontem nos leva à Indaial.

De Indaial seguimos por mais 26km predominantemente plano com o inusitado aparecimento das famosas pontes do Circuito, a primeira com “madeiramento coberto”, prática comum na época das pontes de madeira e as coberturas que as protegiam do tempo, culminando na ponte Pênsil muito curiosa, seu visual sobre o leito do rio Itajaí Açú é muito bonito.

Seguimos pedalando até a cidade de Rodeio onde será nosso pernoite e nos aproxima da segunda fase do Circuito, o Alto Cedro o qual atingiremos no dia seguinte.

Pernoite em Rodeio e jantar não incluso devido à diversas opções de Rodeio.

 

Dia 4 - 02 nov | Rodeio – Dr. Pedrinho | Cerca de 42km - Altimetria 1120m.

Nosso terceiro dia é de tirar o fôlego! Inicia com 8km em subida íngreme! É a chegada à parte alta do circuito. Tanto a visita à cachoeira do Zinco com seus 70m de queda d’água quanto o visual extremamente distante e excitante, fazem deste dia, o verdadeiro cicloturismo em grupo. Neste ponto o grupo já está bem de pedal e a vivência se torna ainda mais intensa.

Pernoite na Dona Hilda e jantar incluso com menu imperdível e surpreendente com comida típica rural.

 

Dia 5 - 03 nov | Dr. Pedrinho – Alto Cedro |Cerca de 40km - Altimetria 860m.

Dando sequência à parte alta do circuito, o Alto Cedro é nosso destino deste quarto dia de pedalada. A passagem por mais uma cachoeira em um percurso sem nenhuma grande subida mas uma altimetria que devemos respeitar.

Chegamos em Alto Cedro, onde será nosso melhor pernoite do pacote, uma pousada de alto charme e requinte onde o pôr do sol troca as cores do ambiente por um cor-de-rosa psicodélico, num efeito de luz que contrasta com a neblina, a sensação é ímpar! Paramos e esperamos anoitecer...

Jantar incluso e pernoite...

 

Dia 6 - 04 nov | Alto Cedro – Palmeiras |Cerca de 40km - Altimetria 1120m.

A saída para este dia de pedal é linda! As casas de veraneio de Alto Cedro são decoradas pela natureza e pelas Hortênsias que colorem nosso percurso em torno da represa. Outra represa brota no visual onde escarpas e paredões mantém o padrão de beleza de Alto Cedro.

 

Dia 7 - 05 nov | Palmeiras – Timbó | Cerca de 53km - Altimetria 670m.

Não pense que este último dia por descer da parte alta é moleza! Temos uma altimetria ainda considerável e as belezas ainda não acabaram, retornamos à Timbó por um trecho de trilha com descidas e uma última subida para nos lembrarmos sempre desta nossa encantadora cicloviagem em grupo, onde a união e as infalíveis piadas nos momentos de perrengue é o que resta à nós.

Chegaremos em Timbó e o recebimento do certificado é o nosso troféu que nunca mais esqueceremos, fizemos o Circuito do Vale Europeu.

 

INCLUSOS

Seis pernoites em pousadas em quartos duplos e singles com cafés da manhã;

Quatro pernoites com jantares inclusos;

Um jantar com comida típica alemã em Pomerode;

Lanche trilha com sanduíches, bisnaguinhas, polenguinho, barrinhas e guloseimas. Buscamos produtos integrais e saudáveis. Caso tenha alguma restrição alimentar indicará na sua inscrição.

Água à vontade durante o percurso mais sucos e refris;

Frutas de época;

Transporte da bagagem dia-a-dia;

Passaporte peregrino e certificado ao final do roteiro;

Carro de apoio.

 

NÃO INCLUSOS

Bebidas durante as refeições;

Transportes e traslados fora da programação.

DESISTÊNCIAS

Para esta viagem serão aceitas desistências até 35 dias antes da data da viagem;

Após 34 dias entramos na regra:

Entre 35 e 21 dias da viagem, retenção de 20% do valor da viagem;

Entre 20 e 14 dias, retenção de 50% do valor da viagem da viagem;

Entre 13 dia e o dia da viagem será considerado “no show” sem devolução;

É possível o participante ceder a sua vaga para um de seus contatos.

 

"Os valores restituídos em caso de desistência variam conforme adiantamentos ao custos já incorporados, as regras de cada parceiro como hotéis e transporte e a própria saúde da viagem comprometida com sua vaga.”

VALORES

R$2890,00 débito via PIX.

2x R$1450,00 via PIX e agendamento.

4x R$798,00 crédito via Pag Seguro.

 

INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS

Para se inscrever clique no botão abaixo e preencha o formulário, você estará inscrito na trip com a sua vaga garantida.

Pague via PIX no link abaixo, copie e cole a chave.

Com seu cartão via PAGSeguro.

GALERIA DE IMAGENS

fe522abe-3c6c-4261-960f-b88f0f1c8d5b.jpg

FALE CONOSCO