top of page
IMG_1626.HEIC

02 a 08 de novembro - 2024

Circuito Vale Europeu

De Timbó a Pomerode pela história da colonização alemã, italiana e açoriana, vamos pedalar e conviver com a simpatia colonial de Santa Catarina para terminar o circuito com 300km de um pedal inesquecível.

MOMENTOS GOBIKING NO VALE EUROPEU!

SANTA CATARINA

O resgate das colonizações alemã, italiana, açoriana, portuguesa, ucraniana e polonesa, refletem no simpático povo catarinense.

Essa rica e bela região no coração do estado, guarda para nós sua cultura e essa entusiasmante travessia de bicicleta, o Circuito Vale Europeu.

A Cultura nas casas “enxaimel”, a culinária de cada pernoite e a vida rural e a natureza das regiões são pontos altos desta cicloviagem GOBiking que está preparada para você “sentir” o verdadeiro espírito do CICLOTURISMO de travessia.

A presença da água por rios e cachoeiras é um dos destaques deste roteiro, com maior concentração de nascentes do país, inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como na arquitetura, na gastronomia, na música e nos esportes.

Durante os dias de pedal, vamos observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida tranquilo dos amigáveis catarinenses do campo.

É visível a tradição do ciclismo, um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte, por isso nos recebem com muita naturalidade.

NOSSO CIRCUITO

A programação inicia com encontro em Timbó com a montagem das bikes, pré-fit e ajustes.

O final do roteiro em Timbó onde aproveitamos a estrutura do Circuito Vale Europeu. O pernoite em Timbó não está incluso (será indicado local para reserva) ou retorno para São Paulo.

Pedalamos em torno de 220km.

Em Pomerode, cidade predominantemente alemã, nos recebe com o primeiro pernoite incluso e o jantar tradicional alemão incluso no pacote.

Belíssimas paisagens e muita natureza com áreas de mata atlântica preservada nos acompanha pelo rio Itajaí. Almoço em Indaial e nosso pernoite em Rodeio aos pés da subida dos Anjos.

No segundo dia já subimos para a parte alta, onde imponentes araucárias representam o sul do Brasil e dependendo da época muitas hortênsias pelas casas e estradas.

Já na parte alta, o circuito nos guia subindo a famosa subida dos anjos, onde mais de 60 anjos nos acompanham na subida da serra para Doutor Pedrinho em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região mais isolada, onde a natureza está presente.

Terminamos em Timbó com o recebimento do certificado, o nosso troféu: Fizemos o Circuito do Vale Europeu!

CHEGADA E PARTIDA

As chegadas individuais na primeira cidade do tour sendo Pomerode ou podem ser feitas das seguintes formas:

AÉREO - Aeroporto de navegantes fica há 100km de Pomerode. Traslado para Pomerode não incluso. Consulte-nos para agendamento ou possibilidade de rateio com mais participantes.

VEÍCULO PRÓPRIO - Chegada individual com seus meios, destino Timbó.

Estimativa de distância de São Paulo 655km em 10hs de viagem.

TRANSPORTE DAS BICICLETAS

A melhor opção de transporte de São Paulo é em carro próprio levando a sua própria bike.

É possível transportar no voo não sendo muito fácil e com custo. 

Consulte-nos para a locação de bike.

CARACTERÍSTICAS DOS PERNOITES

Os pernoites no Vale Europeu iniciaram com o projeto de cicloturismo em 2007, adaptando suas casas e para receber os ciclistas, hoje são conhecidos hoteleiros do circuito, acompanhamos esse crescimento desde 2009 e sempre nos atendem muito bem. Somos recebidos pelos proprietários e a interação é muito boa.

Nossos pernoites são hotéis ou hospedagens com cafés da manhã. Os quartos pode ser duplos, de casal ou single com acréscimo.

Com excessão do jantar típico em Pomerode, os jantares não estão inclusos e são pagos no check out no hotel.

CARACTERÍSTICAS DE PEDAL 

As diferenças de níveis são respeitadas e com processo na condução equilibramos o grupo, à cada reinício de pedal quem pedala mais segue na frente conhecendo seu ritmo com nosso guia e do meio para trás com o guia que fecha e o carro de apoio trazendo segurança.

Somos um grupo, saímos e chegamos juntos! Com o passar dos dias a tendência é a equalização dos níveis, agregando e tornando a chegada do grupo ainda mais emocionante, leia o roteiro abaixo.

A qualquer momento você pode entrar no carro de apoio para chegar ao grupo ou no local de nosso nosso pernoite.​

Você vai precisar de um pouco de fôlego em alguns trechos dos dias, alguma subida pontual traz a companhia sempre de um guia fechador e o grupo aguarda ao final de cada subida. Nas colinas da região a altimetria é sobe e desce constante, tem subidas com mais de 40 minutos de ascensão, alguns momentos por estradinhas asfaltadas com algum trânsito ao cruzar as cidades.

O roteiro possui subidas insistentes e descidas com cautela é claro, subimos a parte alta e retornamos a uma altitude como a do nível do mar na parte baixa. 

Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e está atento ao pedalar em uma experiência intensa de bicicleta.

O nível para esta cicloviagem é considerado um percurso moderado – forte com nível 4 em nossa classificação dentro do universo das cicloviagens.

Subidas de montanha: Muitas;

Subidas de Serra: Três;

Planos: Alguns;

“São frequentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que fiquemos próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em ciclo turismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.”

(Fonte: Site do Circuito Vale Europeu).

ROTEIRO
02/11: Dia 1 - Chegada em Timbó | Pernoite incluso

Chegada individual no hotel, check in, montagem e ajuste das bikes para o Pré-Fit.

Faremos o primeiro briefing da cicloviagem e claro, o primeiro brinde. Cortesia GOBiking com uma cerveja artesanal típica catarinense ou uma taça de vinho.

Dia 2 - Timbó - Pomerode | Cerca de 45km

O primeiro dia de pedal inicia por trecho plano para aquecer.

Nossa primeira subida acompanhando o Rio Ada.e onde teremos a real visão do que serão os próximos dias.

Em descida pela mata atlântica, nos aproximamos de Pomerode e encontramos as primeiras casas no centenário e peculiar estilo “enxaimel”, estilo onde o encaixe da madeira é um detalhe trazido dos imigrantes para poder mudar a casa de lugar somente desmontando e remontando.

Pernoite incluso em Pomerode e jantar especial de comida típica também incluso.

Dia 3 - Pomerode - Rodeio | Cerca de 67km

Nossa etapa do segundo dia se inicia pelos bairros de Wunderwald e Mulde, o percurso acompanha a região povoada da periferia de Pomerode e segue por encantador trecho de mata e algumas subidas De Indaial seguimos por mais 26km predominantemente planos com o inusitado aparecimento da ponte pensil, a primeira com “madeiramento coberto”, prática comum na época das pontes de madeira e as coberturas que as protegiam do tempo, culminando na ponte Pênsil muito curiosa, seu visual sobre o leito do rio Itajaí Açú é muito bonito. 

Pernoite incluso em Rodeio.

Dia 4 - Rodeio – Dr. Pedrinho | Cerca de 42km

Nosso terceiro dia é de tirar o fôlego! Iniciamos com 8km em subida íngreme, a famosa subida dos anjos a qual escultura de anjos (mais de 100) acompanham nosso pedal. É a chegada à parte alta do circuito. Neste ponto o grupo já está bem de pedal e a vivência se torna ainda mais intensa.

Pernoite em Dr. Pedrinho.

Dia 5 - Dr. Pedrinho – Altos Cedros | Cerca de 40km 

Estamos na parte alta do circuito, além de muita subida visitamos a Gruta, um vão enorme encravado na pedra sendo o palco para a copa das arvores sendo a paisagem onde uma cascata fina desce diante de nossos olhos, é de perder o fôlego.

Pernoite colonial em Altos Cedros à beira da represa. Ali paramos, relaxamos e esperamos anoitecer...

Dia 6 - Altos Cedros – Palmeiras | Cerca de 50km 

A saída para este dia de pedal é linda! Um dia de pedal entre as represas com suas curvas, ilhas e subidas. Temos um mergulho na cachoeira da Formosa e nosso pernoite em Palmeiras.

As casas de veraneio de Alto Cedro são decoradas pela natureza e pelas Hortênsias que colorem nosso percurso em torno da represa. Outra represa brota no visual onde escarpas e paredões mantém o padrão de beleza de Altos Cedros.

08/11: Dia 7 - Palmeiras - Timbó | Cerca de 53km

Não pense que este último dia por descer da parte alta é moleza! Temos uma altimetria ainda considerável e as belezas ainda não acabaram, por algumas "últimas subidas" chegamos em Timbó e o recebimento do certificado é o troféu inesquecível da vivências que tivemos para poder dizer que fizemos o Circuito do Vale Europeu.

Para esta noite:

* Pernoite não incluso.

Para o restante da viagem:

* Indicamos hotéis parceiros e roteiros que podem ser adicionados em sua viagem.

* Indicamos  transfer de Timbó ao aeroporto de Navegantes.

BRIEFING

Será divulgado aos inscritos com maiores detalhes de logística, específico e com todos equipamentos e roupas aconselhadas a levar. 

Cada participante tem o espaço de uma mala que nos acompanha no apoio pernoite a pernoite.

EQUIPAMENTOS

Uso obrigatório de óculos e capacete, bicicleta Mountain-Bike e Gravel regulada e revisada.

É obrigatório pneus de cravo para esta trip.

Recomendamos o uso de luvas e roupas de ciclismo.

 

NÚMERO DE VAGAS

20 pessoas.

 

CIDADES BASE

Pomerode e Blumenau.

INCLUSOS

07 pernoites em hotéis e pousadas selecionadas com quartos duplos e singles (valor à parte), com cafés da manhã;

01 jantar com comida típica alemã;

01 jantar colonial em Altos Cedros;

Transporte da sua bagagem dia-a-dia;

Carro de apoio;

Acompanhamento de guia pedalando;

Passaporte do Circuito Vale Europeu;

Certificado ao final do roteiro.

NÃO INCLUSOS

Lanches fornecidos pelos hotéis;

Almoços e jantares fora desta programação;

Líquidos ou guloseimas durante o percurso em bares e lanchonetes;

Noites extras antes dia 22/03 ou depois 29 e 30/03;

Transportes ou traslados para Timbó ou outra cidade próxima por qualquer necessidade que não de socorro.

VALOR

R$4.800,00

Extra por quarto single

R$1.200,00

FORMA DE PAGAMENTO 

Clique no botão abaixo e inscreva-se para receber as opções e começar a preparar a sua cicloviagem.

fe522abe-3c6c-4261-960f-b88f0f1c8d5b.jpg

FALE CONOSCO

bottom of page