18 de SETEMBRO - 2025
Via Claudia Augusta
Iniciamos na Alemanha em Augsburg, atravessamos a Áustria rumo à Itália entre Bolzano e Merano pedalamos com as Dolomitas ao fundo e terminamos em Riva del Garda, você pode se conectar com a nossa volta ao Lago de Garda, consulte-nos.
8 dias de cicloviagem
A HISTÓRIA DA VIA CLÁUDIA AUGUSTA
A Via Cláudia Augusta foi uma importante estrada romana construída há mais de 2000 anos. Graças ao desejo do Imperador Augusto de expandir o Império, seus enteados Tibério e Druso avançaram além das fronteiras do Império Romano, até o Alto Danúbio, em 15 a.C. Esse avanço do Império Romano ao norte trazia a necessidade da construção de novas rotas militares e de comércio. Druso começou a construção da Via e a mesma foi continuada por Tibério, mas a Via só foi terminada por volta de 47 D.C. sob o governo do Imperador Cláudio, daí o seu nome.
Somente dois marcos originais foram preservados. O marco que foi encontrado próximo a Merano em 1552 identifica o Rio Pó como ponto de partida da Via (esse marco pode ser visto no museu de Bolzano). A inscrição em outro marco que foi encontrado em Cesiomaggiore (província de Belluno) em 1786 nomeia o lugarejo de Altino (próximo a Veneza) como ponto de partida da Via. O que é certo é que a Via Cláudia Augusta era uma importante ligação entre a planície do Pó com a área do Danúbio, já que os dois marcos apontam para o Danúbio como destino final. Em Trento a Via se encontrava com a vertente vinda do Mar Adriático. A Via Claudia então passava pelo Vale do Rio Adige até Bolzano e Merano, atravessando os Alpes pelo Reschenpass/Passo di Resia e após ter seguido o Vale Inntal em Fernpass. De Füssen, na Alemanha, a rota seguia o curso do Rio Lech, passando por Augsburg até seu destino em Donauwörth na Áustria.
Nos anos 1990 alguém finalmente percebeu o potencial turístico da antiga estrada romana e iniciou um projeto para desenvolver uma ciclovia ao longo da mesma. Hoje a rota leva de Donauwörth no Mar Adriático ou a Verona/Ostiglia.
CARACTERÍSTICAS DA CICLOVIAGEM
Percorreremos distâncias que variam de 35 a 60 km/dia, indo sempre de uma cidade a outra passando por belíssimas paisagens. As pedaladas podem ser feitas com toda calma, parando para fotos e onde mais quisermos.
Nossas malas serão transportadas de uma cidade à outra sem termos que nos preocupar com isso.
Teremos alforjes nas bikes, para pequenas coisas (como uma muda de roupa, capa de chuva, lanche, etc).
Temos também a opção de bike elétrica – assim, casais ou amigos com diferentes níveis de treinamento podem viajar conosco.
CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO
A parte alemã da Via Claudia tem altimetria bastante plana, seguindo o Rio Lech. Após Landsberg Am Lech o terreno começa a ficar um pouco montanhoso, e isso é intensificado próximo à colina de Allgäu após Shongau. Em Füssen, bem na fronteira com a Áustria, surgem os Alpes. Cruzamos as montanhas (Fernpass e Reschenpass) de van.A cidade de Imst é nossa parada na Áustria. Depois seguimos para Landeck, onde seguimos de ônibus para Nauders, na fronteira com a Itália.
Pedalaremos então, já na Itália, região do Alto Adige, até o Lago Reschensee, seguindo para Burgeis/Mals, Merano e chegando a Bolzano, aos pés das Dolomitas.Pedalamos então, já na Itália, região do Alto Adige, até o Lago Reschensee, seguindo para Burgeis/Mals, Merano e chegando a Bolzano, aos pés das Dolomitas.
Dali seguimos ao Trento e Riva del Garda onde termina nossa aventura.
Você pode conecta-se á nossa trip da volta ao Lago de Garda.
CARACTERÍSTICA DE PERCURSO
A maioria do percurso é fácil, muitas vezes beirando rios e canais. Há sim algumas curtas subidas que não assustam, pois são muito poucas. Os percursos são por ciclovias, estradas secundárias e pequenos trechos sem asfalto.
À QUEM SE DESTINA ESTA CICLOVIAGEM?
Recomendamos esta viagem para indivíduos não atletas e não sedentários que tenham a possibilidade de percorrer trechos de 30-40 quilômetros diariamente sem dificuldade extrema e que já pedalam com frequência semanal.
CHEGADA E PARTIDA
Passagem aérea de ida a Munique e de lá de trem até Augsburg. Passagem aérea de volta de Milão e trem de Bolzano a Milão ou direto de Milão conectando ao Lago de Garda (não inclusos).
Após fechar o pacote estamos à disposição para consultas de outras opções de voo, trem ou outras de acordo com a sua programação de viagem.
PACOTES
Quartos duplos ou singles, banheiro privativo, ar condicionado e enxoval completo.
INCLUSOS
- 8 Pernoites em hotéis 3 e 4 estrelas com cafés da manhã. (Se você conectar com a nossa volta do Lago de Garda serão 9 pernoites com valor abaixo);
- Aluguel de bicicleta tipo híbrida unissex (21 marchas);
- Transporte das bagagens entre as etapas;
- Transfers para os trechos: Reutte- Castelo Fernsein; Landeck-Nauders, incluindo bicicletas;
- Jantar de despedida (bebidas não inclusas);
- Documentação detalhada (mapas, livro-roteiro, atrações turísticas, números de telefone importantes);
- Dados de GPS;
- Roteiro cuidadosamente elaborado;
- Gestão de segurança.
A INCLUIR
• Passagem aérea;
• Extra para E-bikes;
• Alimentação (exceto Café da Manhã),
• Ingressos a atrações (museus, castelos, etc).
VALOR
€2480,00
Pernoite extra em Riva del Garda €120,00.
FORMAS DE PAGAMENTO
40% de sinal + restante até a data da viagem,
INSCRIÇÕES E DATAS
Atualizações e confirmações diretas para a sua programação.
Inscreva-se no grupo da viagem!
.